A 30 de Junho e 1 de Julho de 2018, decorreu o XIII Ultra Trail Serra da Freita, evento de Trail Running, inserido no calendário da ATRP, organizado pela Confraria Trotamontes e pelo Município de Arouca, decorrendo nos concelhos de Arouca, Vale de Cambra e S. Pedro do Sul. Foi um evento constituído por 5 provas – Elite Trail Serra da Freita 100km (ETSF100), Campeonato Nacional Trail Ultra Endurance 100km (CNTUE100), Ultra Trail Serra da Freita 65km (UTSF65), Trail Serra da Freita 26km (TSF26), Caminhada da Freita 12km (CF12).
 
O lema deste ano, diz bem o que representa o UTSF para os praticantes de trail em Portugal: “A Freita onde tudo começou”.
 
Foi uma prova com elevado grau de dificuldade, onde os atletas tiveram que ultrapassar desníveis muito acentuados, com um misto de trilhos técnicos, estradões e muita progressão em cima de pedra, o que trouxe mais dificuldade á prova. A chuva que se fez sentir com muita intensidade na parte da tarde, veio ainda dificultar mais a prova dos “bravos” que se aventuraram na distância K100.
 
O CLAC Entroncamento/OndaTrilhos esteve representado por 3 atletas nas duas vertentes da distância maior do evento, o ETSF100 e o CNTUE100, por Paulo Costa, João Lopes e José Marçal, e por 6 atletas na distância TSF26, Pedro Carmo, Luis Rei, Carlos Silveira, Rui Silva João Dias e António Cebola. Á exceção de José Marçal, que optou por abandonar aos 52Kms devido ao agravar das condições climatéricas, todos os restantes atletas do CLAC Entroncamento/OndaTrilhos alcançaram a meta.