A propósito da exposição “MULHERES, PAZ, LIBERDADE // MARIA LAMAS”, o Município de Torres Novas promove no Convento do Carmo um ciclo de conferências onde o mote é a liberdade, a participação cidadã e o empoderamento feminino.
 
Na noite de 23 de março a historiadora Anne Cova, da Universidade Nova de Lisboa, e Manuela Tavares, também, numa perspetiva histórico-sociológica relatam percursos e desafios dos feminismos e José Gabriel Pereira Bastos traz, despudoradamente, para o debate o exemplo de Maria Lamas.
 
Na tarde de 28 de abril, as investigadoras Ana Catarina Pereira (da Universidade da Beira Interior) e Joana Tomé (da Faculdade de Belas Artes de Lisboa) e as sociólogas Inês Brasão e Inês Galvão, discutem e revelam mundos feministas, alguns femininos, bem como as polémicas e controvérsias do que se passa por cá e pelo mundo, nas artes e na sociedade. A Liberdade é o fio condutor de todas as conferências propostas neste programa.
 
. 23 março, sexta-feira
Painel 1 “LIBERDADE TOTAL”
21h Percursos do feminismo em Portugal
Anne Cova (CESNOVA-FCSH/UNL) e Manuela Tavares (CEMRI-Universidade Aberta)
 
22h Maria Lamas liberdade total
José Gabriel Pereira Bastos (CRIA/FCSH-UNL)
 
. 28 abril, sábado
Painel 2 ”HEMISFÉRIO FEMININO”
15h O feminino na arte contemporânea e no cinema
Joana Tomé e Ana Catarina Pereira
 
16h Esferas de poder e resistência no feminino
Inês Brasão (IHC/UNL) e Inês Galvão 
 
Esta exposição está patente ao público no edifício do Convento do Carmo e também no Museu Municipal Carlos Reis, até 1 de maio de 2018.
 
Horário do museu: de terça a sexta, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30; aos sábados e domingos, das 14h às 17h30
 
Horário do edifício Convento do Carmo: de segunda a sexta, das 09h30 às 12h e das 13h às 17h30; sábado das 14h às 17h30