A candidatura do PSD Entroncamento às eleições autárquicas “Cidade com Vida, Cidade com Futuro” realizou com a comunidade educativa da cidade o “I Fórum da Educação - Cidade do Entroncamento” que no culminar do roteiro da educação serviu para “refletir sobre o “estado da arte” da educação no Entroncamento, consolidar e capitalizar as melhores práticas, elencar as prioridades de melhoria, perspetivar os desafios e o futuro e estabelecer princípios de atuação e ações concretas”.
 
A Equipa iniciou em março a construção do Programa Estratégico de Desenvolvimento da Educação com um vasto conjunto de iniciativas: análise de resultados dos diversos indicadores da educação locais e nacionais, identificação das melhores práticas nacionais e internacionais para desenvolvimento da educação, questionários online aos munícipes, visitas a todos os equipamentos escolares da cidade e reuniões de trabalho com todos os agentes e parceiros locais de educação, onde se enquadram as escolas do ensino público, privado e cooperativo, as associações de pais e associação de estudantes. “Nestes extraordinários momentos de conhecimento e debate foram analisados e firmados os pontos fortes, as oportunidades de melhoria e as prioridades para o futuro”.
 
Segundo a candidatura do PSD, “das reuniões realizadas com todos os intervenientes da educação surgiu um conjunto alargado de dados e informações muito importantes sobre a comunidade educativa do concelho, que devidamente trabalhados foram apresentados para análise e discussão no “I Fórum da Educação - Cidade do Entroncamento”. Sentados à mesma mesa os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino da cidade, de natureza pública, privada e cooperativa, pais e alunos participaram transmitindo as suas ideias para o futuro da educação na cidade”.
 
No comunicado emitido pode ler.se que “o sucesso alcançado com todo o trabalho realizado, demonstrado no reconhecimento e satisfação de todos os participantes, levam-nos desde já a assumir o compromisso para a realização do II Fórum da Educação Cidade do Entroncamento 2018”.
 
A candidatura do PSD às eleições autárquicas comprometeu-se “a realizar um programa de ações concretas e exequíveis, nas várias áreas identificadas e afirmadas por todos, para que no momento de se apresentar a votos esteja munida de propostas devidamente debatidas com os cidadãos que trabalham em cada área, dando assim resposta às ansiedades de todos. Assegurar ações e não intenções é a prioridade, garantindo um alinhamento efetivo das ações com as necessidades, antecipar ou criar o próprio futuro envolvendo todos os agentes e estabelecer parcerias de cooperação são as pretensões que foram debatidas”.
 
A terminar a candidatura do PSD afirma que “a educação, sendo o mais poderoso elevador social, deve ser sempre melhorada. A nossa cidade precisa que cuidemos com especial atenção das nossas crianças e jovens, dando-lhes a oportunidade de crescerem num ambiente são com educação de qualidade, uma educação para a vida, uma educação para o futuro”.