A NERSANT - Associação empresarial da Região de Santarém, juntou-se à campanha conjunta da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Inspección de Trabajo y Seguridad Social (ITSS), com o objetivo de sensibilizar os empregadores e trabalhadores do Ribatejo para a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O seminário realiza-se em Fátima, no dia 25 de outubro.
 
A redução dos acidentes de trabalho constitui um dos objetivos estratégicos do Quadro Estratégico Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho 2014 - 2020, bem como das Estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho de Espanha e de Portugal.
 
Por forma a sensibilizar todos os interlocutores do mundo laboral e da sociedade civil em geral, e com o objetivo de reduzir de forma substancial os índices de sinistralidade laboral, a ACT e a ITSS decidiram realizar, durante o biénio 2016/2017, uma campanha ibérica conjunta de informação, sensibilização e inspeção no domínio do combate à sinistralidade laboral, focada na prevenção da ocorrência de acidentes de trabalho em ambos os países.
 
Na região, a sessão de informação conta com o apoio da NERSANT, que agendou a realização do seminário para o dia 25 de outubro, no Hotel Cinquentenário, em Fátima, pelas 14h00. As inscrições são gratuitas para associados NERSANT e têm um custo de 50 euros (isento de IVA), para não sócios.
 
No primeiro painel do evento, "O papel da ACT na prevenção de acidentes de trabalho", será apresentada a campanha, bem como serão analisados casos reais de acidentes de trabalho versus obrigações do empregador. No segundo painel, "A perspetiva da prevenção de acidentes de trabalho das empresas", serão abordados o antes e o pós dos acidentes de trabalho, bem como as boas práticas e a responsabilidade criminal na construção civil.
 
Os interessados em estar presentes na sessão devem efetuar inscrição online no evento em www.nersant.pt. Mais informações podem ser prestadas através do Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos, através dos contactos 249 839 500 ou dame@nersant.pt.
 
De referir que na sessão marcam presente inspetores do trabalho e outros especialistas nas temáticas apresentadas, bem como Teresa Cardoso, Diretora do CLLMT (Centro Local da Lezíria e Médio Tejo) do ACT e UATomar.