A Feira Nacional de Doçaria Tradicional traz a Abrantes, no último fim-de-semana de Outubro, doçaria de Norte a Sul do País, adoçada com diversas actividades. Duas das iniciativas que fazem parte do cardápio e contam já com seguidores são as desportivas, caminhada pelo Centro Histórico e passeio em Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT).
 
Correr ou caminhar fazem parte das propostas para a noite, de dia 28 de Outubro. O Night Urban “Os Palhinhas” conta com um formato diferente dos anteriores, para que os participantes possam, também, conhecer alguns dos locais emblemáticos da Cidade e ligados à doçaria. Para tal, além da corrida ou caminhada livre, haverá um passeio guiado com contextualização histórica.O percurso, de mais de 4 km, tem passagem obrigatória pelo Convento S. Domingos, Outeiro de S. Pedro, Castelo de Abrantes, pela Igreja da Misericórdia, pelas ruas D. Nuno Álvares Pereira, da Barca e Maria de Lurdes Pintassilgo, Praças Raimundo Soares e Barão da Batalha, e pelos Largos da Ferraria, João de Deus e Ramiro Guedes. A caminhada acompanhada contempla, ainda, uma visita à fábrica da Pastelaria Palha de Abrantes. O Night Urban é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória no site do dinamizador da iniciativa, o Clube de Orientação e Aventura (em www.coa.com.pt).
 
Para os amantes das duas rodas, a Feira da Doçaria Tradicional tem no seu programa o passeio em BTT “Na Rota da Palha” que irá ocupar a manhã de domingo, pelas 9h. A partida está marcada para o Jardim da República, em direcção a Alferrarede Velha e de encontro à margem Norte do Caminho do Tejo, numa extensão de cerca de 25 km. Esta actividade, acompanhada pelos Branquinhos do Pedal, da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Chainça, é destinada a todos os maiores de 12 anos e tem reforço alimentar na Casa Anadia. As inscrições para este percurso, de dificuldade média-fácil, são gratuitas e podem ser feitas através de email para bttbranquinhosdopedal@gmail.com.
 
Da ementa da 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pelo Município de Abrantes e pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, fazem, também, parte oficinas e demonstrações culinárias, exposições, teatro, música e animação infantil. Para obter mais informações sobre este certame, que vai adoçar os dias 27, 28 e 29 de Outubro, consulte os sítios na Internet da organização em www.cm-abrantes.pt e www.tagus-ri.pt.