A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha ocupa a 51.ª posição no Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (Ipic) 2016, no universo dos 308 municípios portugueses.
 
Esta posição segundo o município "honra-nos, ademais quando há uma preocupação constante em dar acesso à informação administrativa bem como à atividade do Município tendo por fim último uma administração autárquica aberta e de transparência".
 
Em 2016, com o intuito de responder às novas necessidades dos Munícipes, foi criada uma plataforma de serviços on-line para potenciar a interatividade entre os cidadãos (ou pessoas coletivas) e a Câmara Municipal, possibilitando o acesso online a vários serviços da Autarquia, bem como uma maior celeridade nos processos administrativos e operativos.
 
A apresentação pública dos resultados da 9ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 (Ipic2016) teve lugar no dia 5 de maio, em Lisboa. A sessão contou com a presença da equipa da Universidade do Minho responsável pela avaliação, do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, dos responsáveis da Microsoft Portugal (que apoiou a presente edição do estudo e acolheu a sessão), bem como de vários dirigentes e representantes das Câmaras Municipais.
 
Para o cálculo do índice, são avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites camarários, 32 grupos de indicadores arrumados em 4 critérios (Conteúdos: tipo e atualização; Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação).
 
 
O site oficial do Município de Vila Nova da Barquinha pode ser visitado em www.cm-vnbarquinha.pt.