O Eurodeputado Nuno Melo, deputados e organizações de agricultores marcaram presença hoje nas Conversas de Agricultura, ciclo de colóquios e seminários que contou hoje com 8 ações, e que se realiza durante a 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 10 de junho. 
 
O prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2018”, iniciativa que tem como objetivo valorizar e premiar os novos projectos na área agrícola e cujo vencedor vai representar Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, foi hoje atribuído a Manuel Maria Costa Grave, sócio gerente da Gravera, Lda., no âmbito do 7º Seminário “A Importância dos Jovens Agricultores na União Europeia”. 
 
Neste colóquio abordaram-se as perspetivas futuras dos Jovens Agricultores e as oportunidades na PAC Pós 2020. Esta iniciativa contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Vieira, do eurodeputado Nuno Melo e de deputados de várias bancadas parlamentares como Pedro do Carmo (PS), Nuno Serra (PSD), Patricia Fonseca (CDS) e João Ramos (PCP). 
 
O Workshop organizado pela FNOP “Estratégia Nacional para o Sector Hortofrutícola” teve como intuito apresentar as novas medidas previstas no âmbito da Politica Agrícola Comum, os eventuais constrangimentos para o sector, fazer um balanço da produção e traçar perspetivas de futuro. Esta iniciativa contou também com a participação do IFAP, do GPP e da DRAP/LVT. 
 
A Reforma da Floresta foi o mote para mais um seminário organizado pela CAP que propôs a criação de um observatório de política florestal - independente e credível - com todas as entidades do sector e que possa avaliar a real execução das medidas relativas à floresta. 
 
Durante o encontro, ficou patente a necessidade de estabelecer um consenso nacional à volta desta temática e que a legislação não pode estar sujeita aos ciclos políticos. O colóquio teve a participação de várias organizações de produtores florestais como o Fórum Florestal, UNAC, FNAPF e CELPA. 
 
A “Conservação e o Melhoramento das Variedades de Oliveira”, a “Certificação de Plantas de Oliveira” e o “Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos” no Olival foram questões abordadas no seminário organizado pela DGAV sobre a “Produção de Plantas e Protecção Fitossanitária da Oliveira”. 
 
O “Modo de Produção Biológico de Produtos de Origem Animal” foi o tema do colóquio que teve organização conjunta da DGAV e da DGADR. Este Seminário teve como objetivo promover e dinamizar a discussão deste tema para agricultores, produtores, técnicos e entidades com atividade nesta área. A “Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica” e o “Abate e Desmancha de Animais Biológicos” foram as questões abordadas. 
 
A “Alimentação Saudável” foi o foco do debate organizado pela “Food Awards” em parceria com o LIDL. A discussão incidiu nos atuais e futuros desafios agroalimentares, num contexto global de mudança ambiental e social em que é necessário corresponder às novas expetativas dos consumidores de segurança alimentar sem esquecer a sustentabilidade, as alterações climáticas e a alimentação global. 
 
Os cuidados a ter nas explorações para prevenir complicações em vacas leiteiras no pósparto e um bom planeamento alimentar de modo a obter melhor performance e rendimento com a vacada foram os objetivos dos colóquios organizados pela Plurivet e que decorreram durante a tarde. 
 
Ações de Cozinha ao Vivo 
 
Os Produtos Premiados nos Concursos Nacionais estiveram uma vez mais em foco no programa “Provas na Cozinha”, uma forma de dar a conhecer ao consumidor produtos de diferentes regiões e incentivar o seu consumo. Ao longo do dia os visitantes também puderam aprender com algumas ações de Pastelaria, Geladaria, Angus Nacional e produtos da Madeira. 
 
Ministro da Agricultura marca presença na Feira
 
O Ministro da Agricultura esteve uma vez mais presente na Feira Nacional de Agricultura para o Lançamento do Prémio Nacional de Agricultura, uma iniciativa do Grupo Cofina e do BPI que tem como objetivo promover, incentivar e premiar casos de sucesso da agricultura nacional. 
 
Animação 
 
Escolas de Toureio de Samora Correia e de Santarém, Treinos de Forcados do Grupo do Aposento da Chamusca e ainda Grupos de Música Popular e Tradicional complementaram mais um dia de Feira Nacional de Agricultura. 
 
7 de junho 
 
Amanhã a Feira Nacional de Agricultura é o palco do “World Olive Oil Summit (WOOS)”, evento que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite e que engloba o “Congresso Nacional de Azeite (7 e 8 junho) e o “Simpósio de Olivicultura (7 e 8 junho)”. 
 
O dia de quinta-feira é também o Dia de Santarém. A autarquia oferece convites a todos os que residem ou trabalham no concelho de Santarém. Quem trouxer um Barrete de Campino (Genuíno) ou provar que está registado na APP do Municipio também poderá entrar na FNA 18 sem pagar entrada. Uma oportunidade a não perder. 
 
Na agenda política, realce para a visita do líder do PSD, Rui Rio, que estará no certame a partir das 18.00 horas. 
 
HORÁRIOS 
 
02 a 09 de Junho
 
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 - 22h30 Nave B: 10h00 - 22h30 Nave C: 10h00 - 00h00 Zona Exterior: 10h00 - 22h30 Actividades Lúdicas:10h00 - 03h00
 
Nota: A entrada no recinto é efectuada até à 01h00
 
Domingo, 10 de Junho
 
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 - 20h00 Nave B: 10h00 - 20h00 Nave C: 10h00 - 20h00 Zona Exterior: 10h00 - 20h00 Actividades Lúdicas:10h00 - 20h00
 
Nota: A entrada no recinto é efectuada até às 19h00