Abrantes renova galardão de Autarquia Mais Familiarmente Responsável
 
Este reconhecimento, foi tornado público pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). 
 
Desde 2012 que o Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis valoriza e reconhece publicamente o trabalho de proximidade aos cidadãos promovido pela Câmara de Abrantes nas áreas da educação e da ação social, pelo que este ano será distinguida com a “Bandeira com Palma”, símbolo maior do compromisso das Autarquias.
 
É com manifesto orgulho e responsabilidade acrescida que a Câmara de Abrantes acolhe esta distinção que reconhece a ação da Câmara e dos seus colaboradores em matéria de trabalho de proximidade aos cidadãos. A Câmara partilha este reconhecimento com todas as entidades locais parceiras da autarquia e que integram a Rede Social.
 
O prémio é fundamentado num conjunto de programas municipais colocadas ao dispor da comunidade local: Regulamento de Apoio a Estratos Social Desfavorecidos; Serviço de Atendimento à Vítima; Projeto Municipal de Promoção da Cidadania e da Igualdade; Programa Finabrantes MEDIDA 4 – Ação Social; Banco Social; Bolsa de Estudo para Alunos do Ensino Superior; Banco de Recursos de Ajudas Técnicas Sociais; Refeições Sociais; Serviço de transporte a pedido; Programa “+ Vida (idosos); Serviço de teleassistência para idosos; Intervenção Precoce; Projeto de Trabalho Comunitário; Programa de Promoção da Saúde Oral; Apoio em atividades que reforcem o envolvimento da comunidade educativa (atividades extracurriculares, apoio a família e tempo livre); Hortas Comunitárias; Atividades de Apoio à Família no pré-escolar; Atividades de Enriquecimento Curricular; Serviço Municipal de Apoio à Família; Tarifa social no abastecimento de água, entre outros.
 
Foram também consideradas as boas práticas da autarquia para com os seus colaboradores em matéria de conciliação entre o trabalho e a família. 
 
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. O reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional.
 
No inquérito do OAFR, as políticas de família dos municípios foram analisadas em onze áreas de atuação.
 
 
Município de Torres Novas distinguido há oito anos como "Autarquia Familiarmente Responsável"
 
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribui, pelo oitavo ano consecutivo, a Torres Novas a bandeira verde de «autarquia + familiarmente responsável», premiando o desenvolvimento de políticas eficazes de apoio e ajuda às famílias mais numerosas.
 
Esta distinção visa reconhecer a capacidade de intervenção das autarquias, estimulando a continuidade das políticas de apoio à família praticadas e incentivando a prossecução de novas medidas. A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a criação de uma cultura favorável à família.
 
A seleção das autarquias é baseada numa análise a dez áreas de atuação: 1. apoio à maternidade e paternidade; 2. apoio às famílias com necessidades especiais; 3. serviços básicos; 4. educação e formação; 5. habitação e urbanismo; 6. transportes; 7. saúde; 8. cultura, desporto, lazer e tempo livre; 9. cooperação, relações institucionais e participação social; 10. outras iniciativas. São ainda tidas em conta as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.
 
O galardão será entregue numa cerimónia a decorrer no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 17h00 horas, no Auditório da Fundação CEFA, em Coimbra.
 
 CÂMARA MUNICIPAL DE MAÇÃO É UMA AUTARQUIA MAIS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL NO ANO DE 2016
 
 
A Câmara Municipal de Mação foi distinguida como uma das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) no ano de 2016. Esta distinção acontece pelo quarto ano consecutivo, pelo que a Câmara Municipal de Mação receberá uma bandeira com palma. Um motivo de orgulho para o nosso Município por todo o trabalho desenvolvido pela Autarquia junto dos seus Munícipes e famílias.
 
A cerimónia de entrega das bandeiras realiza-se no dia 7 de dezembro, no Auditório da Fundação CEFA, em Coimbra.
 
Para Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, “este prémio é o reconhecimento da nossa política local de apoio às famílias do Concelho, que se traduz não só nos projetos e medidas implementadas, mas também, e sobretudo, num trabalho e esforço diários e contínuos para garantir as melhores condições, bem-estar e qualidade de vida dos nossos Munícipes. Não o fazemos com o intuito de obter um prémio, não obstante a enorme satisfação por este reconhecimento. Fazemo-lo com a convicção de que estamos a prestar um bom serviço às nossas populações, para que aqui se sintam confortáveis para residir e manter. É assim que iremos continuar a atuar.”
 
Refira-se que o Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN). Em setembro de 2007, realizou um inquérito junto de todos os Municípios do país para fazer um levantamento exaustivo de todas as boas práticas existentes. Após esse trabalho, a APFN decidiu criar um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis com os seguintes objetivos:
 
- Dar visibilidade às autarquias que se destaquem neste âmbito;
- Potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros; colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori.