O Campeonato Distrital que decorreu de 6 a 8 de Julho nas piscinas Olímpicas de Rio Maior teve diversos objetivos e permitiu que o CNTN estivesse em destaque com a obtenção de diversos títulos, pódios e recordes distritais.
 
O Campeonato Distrital teve a presença de 168 nadadores em representação de 14 clubes. Os objetivos dos nadadores do CNTN para este campeonato eram distintos de acordo essencialmente com a categoria e com os objetivos para o final de época.
 
Os Infantis cumpriram um estágio em piscina longa que teve início a 29 de Junho e acabou mesmo no dia anterior a este Campeonato. Embora exigente, o plano teve em conta a possibilidade de obtenção de mínimos e adequou-se a esta circunstância com a maioria dos nadadores a nadarem abaixo dos tempos de admissão aos nacionais em diversas provas cumprindo assim um dos objetivos, complementado ainda com diversos títulos e pódios! O Destaque para o Tiago Mourato que conseguiu alcançar o seu primeiro mínimo de participação para o nacional em provas individuais!
 
Para os Juvenis e Juniores que vão participar nos nacionais o Distrital foi um complemento e avaliação de um estágio que, tal como para os Infantis, decorreu de 29 de Junho a 5 de Julho mas com um grau de exigência maior. Apesar da fadiga visível, os nadadores do CNTN alcançaram diversos pódios, e até alguns recordes pessoais, do clube e do distrito como foi o caso do Paulo Vakulyuk (recorde distrital 50 mariposa Juvenil B), da estafeta de 4x50 livres (recorde distrital Juvenis) e da Margarida Morais que estabeleceu recordes CNTN (juvenil B) nos 50, 100 e 200 bruços! No que diz respeito a mínimos para nacionais, realce para o Guilherme Mendes que estabeleceu mínimo nos 100 mariposa e para o Pedro Santana que apesar de não ter alcançando esse objetivo ficou apenas a 9 décimos de segundo e registou uma notável evolução!
Os nadadores que encerram com este campeonato a época 2017/18 estão de parabéns pelo empenho evidenciado nesta prova e prontos para novos desafios.
 
Margarida Nicolau, Soraia Mendes, Joana Vicente, Margarida Morais, Erica Leote, Inês Ramos, Rita Morais, Marta Oliveira, Rita Oliveira, João Pires, Simão Rosa, Pedro Oliveira, Tiago Mourato, Diogo Matreno, Guilherme Mendes, Pedro Santana, Paulo Vakulyuk, Bernardo Simões, João Simões, João Calado, Filipe Ramos e Miguel Frade foram os nadadores que participaram nestes 3 intensos dias de Campeonato!
Para finalizar fica o nosso incentivo a Carolina Neves que não participou neste campeonato, bem como ao João Calado e Soraia Mendes que realizaram um campeonato condicionado.
 
ESTÁGIO DE PREPARAÇÃO PARA NACIONAIS
 
Como já foi referido, os nadadores do CNTN participaram num estágio que teve como objetivo principal a preparação dos nacionais. Este estágio já é “tradição”, no entanto, este ano teve a particularidade de ter sido realizado com mais 2 clubes, o CIRL (Laranjeiro) e os Pimpões/CIMAI (Caldas da Rainha). O Colégio de Lamas foi o local escolhido por ter todas as condições necessárias, nomeadamente piscina olímpica, ginásios, refeitório e alojamento com as condições apropriadas, e tudo concentrado no Colégio!
As expetativas relativamente às mais valias da realização conjunta do estágio foram plenamente alcançadas, o nível qualitativo dos treinos foi potenciado com uma maior “competição” em treino, a partilha entre os treinadores foi constante, e na vertente social, a criação e fortalecimento de laços de amizade foi evidente, tendo o estágio uma avaliação muito positiva!
 
NACIONAIS
 
A época fica completa com a realização dos campeonatos nacionais que vão decorrer de 20 a 22 de Julho em São João da Madeira para os Infantis, e de 26 a 29 de Julho no Jamor para os Juvenis e Juniores!