A Junta de Freguesia de Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha, em parceria com o Município, vai promover entre abril e julho de 2017 o 1.º Concurso de Fotografia “Tancos, vila florida”. A iniciativa surge no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Tancos, que terão lugar no dia 17 de setembro.
 
Os participantes, amadores, são tentados entre outros desafios a desvendar a essência da natureza, do ambiente, do património e dos costumes que envolvem esta vila ribeirinha.
 
Às portas do Castelo de Almourol, com vista para o rio Tejo num cenário marcado pela paisagem ribeirinha envolvente, Tancos é um tesouro do centro de Portugal. Na margem direita do Tejo, é uma das aldeias mais floridas da Europa, tendo conquistado em 1999 uma Medalha de Bronze no Concurso Europeu. A Igreja Matriz, edifício do século XVI, é talvez o símbolo mais importante de Tancos e impõe-se sobre a aldeia. Vale a pena subir até ao adro para vislumbrar a paisagem magnífica do rio e do seu guardião, o Castelo de Almourol, um lugar de sonho.
 
Cada candidato poderá concorrer com o máximo de 5 trabalhos, que podem ser entregues até ao dia 31 de julho de 2017, conforme regulamento anexo.
 
Serão premiados os 3 melhores trabalhos. As melhores fotos selecionadas pelo júri serão expostas ao público na sede da Junta de Freguesia de Tancos, entre 17 e 24 de setembro de 2017.