O Ministro da Educação Tiago Brandão visitou esta quarta-feira o Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC) de Vila Nova da Barquinha, por ocasião da II Mostra Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências que decorre até sexta-feira dia 19 nas instalações da Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, que integra o espaço do CIEC.
 
No final da visita que demorou cerca de duas horas, onde o Ministro interagiu com os alunos e deixou vários desafios, Tiago Brandão agradeceu a todos e prometeu voltar para “passar uma tarde pelo menos tão agradável como esta”. Vim visitar um Centro Escolar com um projeto pedagógico que funciona verdadeiramente, e ver como esta escola tem a audácia, a coragem e ao mesmo tempo o orgulho de ter um projeto pedagógico virado para a comunidade”.
 
A II Mostra Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências, tem como objetivo dar a conhecer este projeto pioneiro em Portugal – uma escola que integra no mesmo espaço um centro de ciência.
 
Visitas guiadas à escola e ao CIEC, aulas abertas no laboratório e conferências são algumas das atividades que fazem parte do programa, resultante da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Agrupamento de Escolas e Universidade de Aveiro.
 
Este conceito inovador junta às condições excecionais do moderno estabelecimento a existência de um dos mais recentes centros de divulgação da ciência no país (CIEC), que tem como público-alvo as crianças, funciona no seio da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não letivos.
 
Atração ideal para todas as idades, o CIEC visa promover o gosto e interesse pela Ciência e pela aprendizagem em ciências desde os primeiros anos.
Este espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo”- através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos.