A prova de referência no ribatejo, e já uma clássica do Trail - “ IX Trilhos do Almourol 208 - dos trilhos templários aos caminhos ferroviários ” vai realizar-se no próximo dia 15 de Abril e é , como é habito, uma organização do CLAC-Entroncamento.
 
Voltando este ano a fazer parte do campeonato nacional de Trail, série 150, da responsabilidade da ATRP, no percurso de 40 km, os Trilhos do Almourol voltam a estar no centro do Trail nacional.
 
Após todos participantes realizarem um pequeno percurso pedestre entre o pavilhão municipal e a estação da CP, partirão do Entroncamento num comboio especial até ao apeadeiro de Almourol
Todos os percursos irão fazer a partida junto ao ex-libris da prova, o Castelo de Almourol, mantendo a caraterística singular de desenrolarem em linha. No largo fronteiro ao castelo será montada uma estrutura para aquecimento e animação.
 
As inscrições decorrem normalmente esperando a organização a participação de 1500 atletas e caminheiros. Até ao dia 25 março poderá inscrever-se no período normal de inscrição. Existindo um período suplementar até 8 de Abril.
 
Este evento é constituído por 3 percursos distintos:
O percurso Trail Longo terá a distância aproximada de 40 km, deslocando-se ao longo do Rio Tejo, Rio Zêzere e Rio Nabão. É uma prova, dirigida a atletas experimentados. Esta distância integra o Circuito Nacional de Trail da ATRP, zona Centro, Série 150, pelo que os atletas que participarem nesta distância, e estiverem inscritos na ATRP e que tenham indicado o numero de sócio ATRP no formulário de inscrição, a prova contará para classificação no referido circuito.
O percurso Trail Curto tem a distância aproximada de 25 km. É uma prova de promoção do Trail dirigida a atletas que se iniciam na prática desta especialidade do Atletismo.
O percurso Caminhada tem a distância aproximada de 18 km, sendo o nível de dificuldade considerado de 3,5 (1- 5 níveis).
 
Todos os percursos terminarão no Pavilhão Municipal do Entroncamento.
 
Em todos os percursos haverá vários abastecimentos líquidos e sólidos servidos por dezenas de voluntarios.
 
São várias, as entidades públicas e privadas envolvidas nesta organização nomeadamente as autarquias de V.Nova da Barquinha e do Entroncamento; 4 corporações de bombeiros, , CP, Turismo do Centro, e uma vasta equipa de 120 voluntários, que irão garantir a segurança, abastecimentos, secretariado, serviço de cattering, massagens de recuperação aos participantes e tudo o que faz deste evento, uma grande prova de trail.
 
Toda a informação, tal como regulamento, inscrições e demais informações podem ser consultadas em http://www.trilhosdoalmourol.com/