Realizou-se no dia 12 de Janeiro às 18h30 as “Conversas com Café”, na Biblioteca Municipal. O primeiro tema do ano foi as “Estratégias para melhorar a aprendizagem”, destinado ao público em geral mas em especial a pais, educadores e professores.
 
O tema foi desenvolvido pela psicóloga Sara Repolho - Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Pedagógica (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, 2001) e pela psicóloga Lisandra Carreira - Mestrado Integrado em Psicologia - Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, 2012).
 
A abertura da seção foi feita pela vereadora Ilda Joaquim, que falou um pouco do conceito deste tipo de debate: “ que tenham adesão, que as pessoas se sentem confortáveis descontraídas a tratar de assuntos sérios e interessantes. Não é por serem sérios que serão mais aborrecidos, de uma forma que nos dê prazer a todos, quer pelo aquilo que ouvimos, quer por aquilo que aprendemos e por aquilo que podemos transmitir na troca de impressões”.
 
Acompanhada por uma apresentação de PowerPoint a psicóloga Sara Repolho expõe uma pergunta importante, o que é necessário para que haja aprendizagem? Foram várias as respostas: condições de ensino, motivo, estabilidade emocional, estabilidade comportamental, atenção, memoria, raciocínio e linguagem.
 
De seguida, desenvolveu em conjunto com o público presente, exemplos práticos dos seguintes tópicos: memória, raciocínio matemático, leitura e escrita, atenção e concentração, vocabulário e criatividade.
 
Sendo esta seção de carater interativo na parte final, decorreu uma troca de experiências individuais entre os elementos da audiência havendo posteriormente uma avaliação da psicóloga Lisandra Carreira.
 
O evento teve entrada livre e foi organizado pela Câmara Municipal, com a parceria do Psicoespaço.
 
Rita Inácio