João Costa, Secretário de Estado da Educação visitou esta quinta-feira o evento “Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências” que decorreu durante dois dias na Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, que integra o espaço do CIEC e contou também com a visita do Diretor Geral de Educação, José Vitor Pedroso.
 
O Secretário de Estado da Educação falou aos jornalistas presentes e não se cansou de elogiar o espaço que tinha acabado de visitar. “Fala-se muito na Finlândia, mas em Portugal existem muitas Finlândias”, afirmou João Costa que se mostrou deslumbrado com a escola, um conceito inovador que junta às condições excecionais do moderno estabelecimento a existência de um dos mais recentes centros de divulgação da ciência no país (CIEC), que tem como público-alvo as crianças, funciona no seio da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não letivos.
 
O evento teve como objetivo dar a conhecer este projeto pioneiro em Portugal – uma escola que integra no mesmo espaço um centro de ciência.
 
 
Visitas guiadas à escola e ao CIEC, aulas abertas no laboratório e conferências foram algumas das atividades que fizeram parte do programa, resultante da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Agrupamento de Escolas e Universidade de Aveiro.
 
O espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo”- através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos.