Primeiro foi o Secretário de Estado da Educação, João Costa, há cerca de um ano a visitar a Escola Ciência Viva em Vila Nova da Barquinha afirmando na despedida que “As pessoas vão-se cansar de me ouvir falar daquilo que vi hoje". Depois foi o Ministro da Educação Tiago Brandão a visitar a escola há cerca de quinze dias e prometer "Voltarei para passar outra tarde agradável". Esta sexta-feira cumpriu a promessa e voltou logo de manhã, desta vez acompanhado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que também quis conhecer a escola de que todos falam.
 
Entre os convidados era unanime o sentimento de que “agora só falta o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”.
 
O Primeiro-Ministro António Costa fez uma visita de cerca de uma hora e meia, por todo o edifício, parando em algumas salas de aulas e assistindo a algumas experiências feitas pelos alunos.
 
No final usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal Fernando Freire, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, Paulo Tavares, a Diretora do CIEC, Ana Rodrigues e o Primeiro-Ministro António Costa, que se mostrou muito agradado com a visita, salientando que com este exemplo, está provado que “as autarquias não fazem mal ao processo educativo”, afirmando que “é difícil encontrar uma escola com a excelência desta”.
 
Recorde-se que este este conceito inovador junta às condições excecionais do moderno estabelecimento a existência de um dos mais recentes centros de divulgação da ciência no país (CIEC), que tem como público-alvo as crianças, funciona no seio da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não letivos.
 
 
Atração ideal para todas as idades, o CIEC visa promover o gosto e interesse pela Ciência e pela aprendizagem em ciências desde os primeiros anos.
 
Este espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo”- através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos.
 
O município do Entroncamento fez-se representar pela Vice-Presidente Ilda Joaquim.